Pé na bunda

30 coisas que aprendi e todo mundo deve saber até os 30 – Lições que mudaram a minha vida

19 de março de 2017

Primeiramente quero dar um conselho. Tá, tá, já sei que se conselho fosse bom ninguém dava, mas deixo aqui os meus de qualquer forma, aceite-os se achar válido.

Não acredite em tudo que você vê, lê ou ouve sobre a vida no seus 20 e poucos anos, de pessoas que já saíram de seus 20 e poucos anos. Faz sentido?

As pessoas que te falam que os 20s é a melhor fase da vida, na verdade eles bloquearam a triste realidade de sua 20ª década e substituíram as lembranças escuras e viscas com uma fantasia purpurinada de como tudo aconteceu.

As suas angustias, anseios e conquistas não são menos importantes do que os de uma pessoa nos seus 30s. Mas você irá conseguir entende-los quando chegar lá.

Você ouve frases do tipo:

Oh querida (o) você nunca mais terá esse corpinho de novo, aproveite! Ou

Larga a mão de namorar agora, aproveita a vida boba (o)! E a clássica

Ah você não sabe nada da vida ainda!

Ok ok, vou ser sincera, você terá que ser mais consciente com a alimentação se quiser ser mais saudável e manter a forma após os 30, vai ter que aprender a beber mais água se quiser uma pele mais viçosa e que seu corpo funcione melhor, mas me poupe, você não vai começar a deteriorar no minuto em que você fizer 30.

E eu concordo sobre aproveitar a vida, mas quem disse que você não pode aproveitar a vida com uma pessoa bacana do seu lado? – eu disse BACANA!

Não se sinta culpado por sentir-se triste as vezes e por não saber o que quer da vida, você não é um ET. É normal, e por mais que eu gostaria de te dizer que esses tipos de sentimentos irão passar quando você fizer 30…Encare a realidade, estaria mentindo. Porém, não se sinta desencorajado, os 30 e poucos podem realmente ser os melhores anos da sua vida se e quando, você aprender o que eu aprendi e começar a entender o que antes não fazia o menor sentido.

Quando te dizem que você não sabe nada da vida ainda. Estão certos, você certamente não sabe tudo, eu também não sei, mas isso não te torna menos capacitado que os veteranos na casa dos 30 e, nem me limita a vir aqui dividir com vocês o que eu tenho aprendido, afinal o conhecimento de nada vale, se não compartilhado!

1 – Sentimentos não matam

Sentimentos não podem fisicamente te matar. Aquela sensação de “vou morrer” vai passar. Sentimentos não são montros que se escondem debaixo da sua cama, esperando o momento oportuno para te estrangular ou arrancar seu coração com a mão. Você não irá se sentir como se sente agora para sempre. Fugir dos sentimentos pode te matar. Permita-se sentir mal e bem também, e aprenda com isso. Tudo passa, eu juro!

2 – Não estigmatize a depressão

Depressão é uma doença real e séria que é em muitos casos simplesmente uma disfunção química, falta de seratonina e dopamina suficiente no cérebro. Quem é diagnosticado com depressão precisa de tratamento médico e MUITO apoio moral e amor e, em casos onde não é simplesmente uma disfunção química, a ajuda de um terapeuta. Não tenha vergonha de admitir que precisa de ajuda se você acha que está com depressão.

3 – Você vai recorrer a Deus

Não importa a sua crença ou descrença, em algum momento nessa vida, você vai recorrer a Deus – fato!

4 – Cuidar da sua saúde mental é o investimento mais válido e compensador 

Conhecer a si mesmo e aprender a “ouvir” seu corpo, são atributos fundamentais para viver uma vida mais leve e mentalmente saudável. Invista em um bom terapeuta, medite, leia livros de autoajuda, vídeos/livros motivacionais, participe de seminários, palestras de autoconhecimento, se inspire. Reconheça seus sentimentos, aceite-os, entenda-os e os liberte para dar espaço a sentimentos leves e libertadores. Chorar não é sinônimo de fraqueza, não engula o choro.

5 – A gentileza sempre será a sua maior aliada

Ser gentil e responder a toda e qualquer situação com amor transforma sua vida, não é uma tarefa fácil e você vai falhar milhões de vezes, mas te asseguro, você vai viver muito melhor e as pessoas irão te respeitar por admirar sua capacidade de dar amor, mesmo quando te dão nada. “Catamos mais moscas com mel, do que com vinagre”.

6 – Pessoas negativas te afetam mesmo que inconscientemente

Se você tem alguém na sua vida empregando negatividade, nunca alimente esse defeito nesse tipo de pessoa. Sempre que ela reclamar de algo, faça um elogio a ela, ou diga algo positivo que contradiga o comentário negativo, se isso não ajudar, se afaste. O universo te trará de volta exatamente aquilo que emitir, mesmo que somente em pensamento. 

7 –  Término de relacionamento é um botão de reiniciar (a sua vida)

O término de um relacionamento amoroso nos seus 20s será uma das experiências mais valiosas da sua vida, espero que você tenha pelo menos um. Um coração partido é uma das coisas mais determinantes na formação da sua real identidade, é o combustível para te alavancar na vida, você descobre coisas fantástica sobre si mesmo, que antes passavam desapercebidas. Quando seu castelo é desmoronado, você tem a chance de recolher os pedaços e reconstruí-lo a sua própria maneira. Você tem o poder de customizar o seu mundo e isso vale todas as lágrimas derramadas.

8 – Não existe somente um “amor da minha vida”

Que alívio em te dizer que sim, você vai se apaixonar de novo, vai sentir as borboletas no estômago pelo menos mais uma vez na vida, tá cheio de gente boa e interessante nesse mundo esperando para te encontrar, escolha com sensatez. Ah você também vai sofrer de amor de novo, lamento, mas é muito provável.

9 – Um único parceiro íntimo é o suficiente

Ninguém é igual a ninguém, mas a monogamia é saudável, reduz as chances de contrairmos DST e cria conexão íntima que alimenta a alma. Com a maturidade você vai perceber que a promiscuidade pode ser excitante, divertido e pode até ser usado para dar um up na alta-estima, mas acredite; qualidade é muito mais importante que quantidade. E suas áreas privadas agradecem.

10 – Você vai se dar conta que seu ex nem era tão ruim assim

É muito mais fácil apontar o dedo para os outros e se fazer de vítima, do que dar uma boa olhada no espelho. Ele (a) era imaturo e você também, ele (a) só fez com você, o que você permitiu que ele (a) fizesse. Ele não podia te fazer feliz por você!

11 – Fracassar é necessário

Não fosse pelos fracassos, eu nunca seria quem hoje eu sou. Se você nunca fracassar, nunca irá valorizar o sucesso e nunca irá arriscar. Uma vida sem coragem de arriscar é medíocre demais.

12 – Sua família não é um saco

Dizem que entenderemos nossos pais quando nos tornarmos mãe ou pai, mas eu te asseguro que é só uma questão de tempo. Com a idade aprendemos a amar e valorizar nossos pais, sem tentar muda-los ou culpa-los constantemente. E eu mencionei o fato de que eles não irão durar para sempre?

13 – As pessoas irão te decepcionar

A melhor maneira de amenizar o desapontamento e tentar mesmo que levemente amenizar as chances de ser desapontado, é não levantar expectativas, ahh essa é uma tarefa difícil, mas vai doer menos, te garanto.

14 – Viajar enobrece a alma

Quando você sai da sua zona de conforto, você está se abrindo a novas possibilidades e viajar é assim, descobrir algo novo, enriquecedor e se você viajar para conhecer um novo estilo de vida, uma nova cultura, vai perceber que não precisamos de muito para sermos felizes, só da grana para viajar, então bora economizar.

15 – Você é substituível

Essa eu aprendi quando me mandei para outro país, a vida de ninguém parou e quando eu retornei 4 anos depois, nada estava mais do mesmo jeito. Seus amigos vão fazer novos amigos, casar, ter filhos. Você vai achar outro namorado/marido/amanda/ficante e ele (a) também. Vida que segue.

16 – O tempo não para

Não espere pelos seus 25, 28, 30 anos de vida para começar a fazer aquilo que quer fazer, o tempo não está à espera de ninguém. Você não tem que saber exatamente o que quer da vida hoje, mas não espere sentado, faça acontecer, faça o que pode com o que tem. Ouça, daqui um ano você vai se arrepender de não ter começado hoje.

17 – Dinheiro não traz felicidade

E não traz mesmo, facilita MUITA coisa não sejamos hipócritas, mas felicidade e riqueza material são duas coisas completamente diferentes, você pode ser trilhonário e ainda ser infeliz, dinheiro não compra saúde. Steve Jobs a beira da morte questionou: “Qual é cama mais cara do mundo? A cama de hospital.
Se você tem dinheiro, pode pagar alguém para dirigir seu carro, só que não pode pagar alguém para sofrer sua doença”.

18 – Seu corpo é o seu templo

Você literalmente mora no seu corpo e sim, tudo de você está aí dentro, seus sonhos, medos, amores, cuide bem da sua morada, ninguém pode fazer isso por você, “casca” cuidada não é sinônimo de morada sadia e sim, você é o que você come. Coloca esse pacote de batata frita no lixo agora! 😉

19 – Dormir é necessário

Ainda me recordo das infinitas noites onde dormia 5-6 horas no máximo. Hoje se não durmo no mínimo 7 não sou ninguém. Dormir é uma necessidade fisiológica, existe a necessidade de se criar uma rotina de descanso consistente. Os fatores que limita o sono são prejudiciais a nível físico e mental. Sai dessa telinha e vai dormir já!

20 – O sol destrói sua pele

Aos 20 e poucos anos são poucas as pessoas que entendem como “usar” o sol com moderação, quem nunca passou coca-cola, suco de cenoura com óleo no corpo e se esturricou no quintal no solzão do meio dia? Além de destruidor (a) de pele, você também mente bem…Brincadeiras à parte, não subestime o poder do sol. Use protetor solar.

21 – Não esprema suas espinhas

Se você deu aquela estufada no ego logo dizendo “ah nunca tive esse problema” parabéns, você é um sortudo (a). Se minha pele pudesse falar, diria –  “Eu sei o que você fez nos anos passados”.

22 – Economizar é necessário

Meu lema é “viva o hoje”, porém devemos aplicar essa analogia em nossa vida, com muita sensatez. Conforme ficamos mais “maduros” (não gosto da palavra velho), nossas prioridades vão mudando e haverá a necessidade de utilizar de suas economias, então gaste seu dinheiro de maneira inteligente.

23 – Antes só do que mal acompanhado

Não aceite menos do que você almeja. Não “se encoste” na vida, num trabalho, situação ou em alguém que não te faz feliz, por insegurança e medo em continuar buscando por aquilo que faz seu coração vibrar. A vida é muito para ser vivida mais ou menos.

24 – Ninguém está ileso de nada – agradeça

Gratidão atrae abundância, seja grato por cada amanhecer. Quando somos mais novos e ainda até quando mais velhos temos a tendência de acreditar que as coisas só acontecem com os outros. Nope, pode acontecer com você também, inclusive acertar na mega sena. Vamos manter o positivismo.

25 – Aparência não é tudo

Conheço pessoas que eram lindíssimas ao meu ver e se tornaram feias, muito embora nada nelas tenha mudado fisicamente. Beleza não se põe na mesa, mas também não precisa comer no chão – concordo, mas não se prenda somente ao físico. 

26 – Certo e errado é extremismo

Pau que nasce torto nunca se endireita? A definição real dessa frase é “Pau que não me beneficia, não serve para a minha marcenaria”. Ninguém sabe o que é 100% certo ou errado. O que não te serve, pode servir para outro alguém, é tudo uma questão de necessidade e ponto de vista.

27 – Sua casa é o seu doce lar

Dividir espaço com pessoas pode ser divertido e é um excelente meio de economizar, mas voltar para casa depois de um dia longo de trabalho e ter privacidade e liberdade de fazer o que bem se entende, não tem preço.

28 – Use seu bom senso

Para simplificar – Respeito é bom e todo mundo gosta. Bom senso vem fabricado de fábrica, mas tem gente que não sabe usar. Você não entra sem bater, não interrompe conversa, não pega sem pedir, porque? Porque você tem bom senso, ou seja, respeita o espaço alheio.

29 – Reconheça seus erros

Nosso ego tem poder e tenta fervorosamente destruir a nossa essência, não permita que ele controle você, admita quando estiver errado, e se desculpe, é admirável.

30 – O único relacionamento que você terá para sempre é o com você mesmo

Ninguém nesse mundo é responsável pela sua felicidade, ou será capaz de te fazer feliz se a felicidade não estiver em você. Faça todo dia algo que te faz feliz, que te satisfaz, que coloca um sorriso no seu rosto, você é a única pessoa que terá para sempre, se ame! Você nasce sozinho e assim será quando morrer.

Comentários do Facebook

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Resposta Anônimo 19 de março de 2017 em 07:08

    Um texto espetacular!!! Adorei beijos.

  • Resposta Janaína Lavezzi 19 de março de 2017 em 07:09

    Texto espetacular, adorei… Beijos!!!

  • Resposta Jéssica Bertolla 19 de março de 2017 em 10:46

    Eu estou chegando “lá” e ainda tenho tanto para aprender. Obrigada por compartilhar suas experiências. 😉

  • Deixe uma Resposta