Bem me quero

Mini-hábitos: O poder das pequenas mudanças que podem mudar a sua vida

2 de abril de 2017

Se sentindo estagnado e sem motivação? 

Quero apresenta-lo a Maria…A Maria é uma menina muito responsável que trabalha o dia inteiro e tem sonhos para o futuro, o grande problema é que a Maria tem hábitos ruins, ela até tem tempo livre, mas ela vive se enrolando e se ocupando com outras coisas e isso deixa a Maria muito frustrada.

Maria sonha todos os dias em acordar e se exercitar pela manhã, mas ela nunca consegue sair da cama antes de apertar o botão de soneca do despertador pelo menos umas 5 vezes. Ela gostaria de ler livros a noite antes de ir dormir, mas sempre diz que está muito cansada e assiste só mais um episódio no Netflix. Ela diz que quer tentar aprender inglês online, mas ela só consegue ficar atualizando as redes sociais. Maria não se sente motivada para mudar de vida, mas o problema é que se Maria continuar esperando pela motivação para se mexer, ela provavelmente irá ficar estagnada para sempre, o ideal seria Maria ter força de vontade, porque trabalhar o dia todo e tomar decisões ruins acabam com a sua energia mental.

Se você se identifica com a história da Maria, a boa notícia é que existe uma solução e a solução se chama mini-hábitos.

Os mini hábitos são simplesmente uma versão mais simples de um hábito mais complexo que você queira incorporar na sua vida. Iremos pegar um hábito que você gostaria de criar e vamos reduzi-lo a um tamanho tão pequeno que irá torná-lo quase impossível de não ser realizado. A tarefa será tão tranquila que não deixará oportunidades para que você arrume desculpas.

Está pronto?

Suponhamos que você queira começar a ler, ao estabelecer uma meta alta como ler 10-15 páginas todo dia, para quem não está habituado a ler isso acaba tornando-se um desafio e você poderá desistir sem nem mesmo começar, o pensamento de ler todas essas páginas nem permitirá que você pegue o livro na mão, o que resultará em meta não cumprida e causará frustração.

Adotando a estratégia dos mini hábitos tenha como meta ler apenas 2 páginas por dia, o que pode ser feito facilmente e em qualquer lugar e horário sem implicar na sua rotina.

E se você quer começar a caminhar ou correr, a maioria das pessoas pensam que irão começar correndo 30 minutos, 1 hora e acabam ficando frustradas e chegam a nem sair de casa. O segredo é transformar sua caminhada em um quarteirão, o que leva apenas alguns minutos e eu sei que você consegue.

Apesar desses hábitos parecerem ridículos de tão simples, os mini hábitos tem diversas vantagens.

1 – Barreira Mental

Como a barreira inicial do mini hábito é muito pequena você irá conseguir começa-lo sem dificuldade.

Quando pensamos em algo maior como por exemplo ler 15 páginas, fazer 1 hora de academia, subir 10 andares de escada, criamos uma resistência muito grande em nossa mente o que acaba tornando difícil criar força de vontade o suficiente para supera-la, mas quando o desafio é desprezível, você não cria resistência e acaba realizando a tarefa sem pensar. Pense em ler 2 páginas por dia, fazer 3 abdominais ou subir um lance de escadas, essas tarefas são muito fáceis, mesmo que sua força de vontade seja quase nula, tenho certeza que você dará conta do recado.

2 – Superação frequente

 Você acabará frequentemente se superando, a partir do momento em que você quebrar a barreira e começar a atividade, vai ficar muito mais fácil continuar, é basicamente o princípio da inércia, depois que você estiver sentado com o livro na mão lendo, você irá acabar lendo mais de 2 paginas, se você se propuser a subir apenas 1 dos 10 lances de escadas até o seu apartamento é bem provável que você acabe subindo outros. O importante é não aumentar a meta  e enxergar esse extra como um bônus.

3 – Sem fracassos e sem frustações

Dessa forma você minimiza a chance de fracassar e se sentir frustado, até mesmo nos seus piores dias, onde você está mais cansado, você ainda irá conseguir realizar os seus mini hábitos, são metas tão pequenas que somente uma catástrofe poderiam te impedir de fazer e o mais bacana é que você irá ler duas páginas e não vai acha-las desprezíveis, pelo contrário, você terá completado a sua missão e ser sentirá bem por isso

4 –  Realização constante

O que você acha que iria fazer com que você se sentisse melhor? Quando a meta é 15 páginas e você lê apenas 5 ou quando a meta é 2 e você lê as mesmas 5 páginas? Com os mini hábitos você irá superar suas expectativas constantemente, sem frustações ao realizar suas tarefas.

O grande segredo é você quebrar todos aqueles hábitos que você quer criar, em hábitos ridiculamente pequenos a tal ponto que seja impossível arrumar uma desculpa para não realiza-los. Não tente incluir mais do que 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo na sua vida, a ideia é que seja simples e rápido, pratique-os todos os dias e com o passar do tempo seus mini hábitos estarão firmes, consistentes, impregnados e cada vez maiores e sua vida mudará de uma vez por todas.

Como dizia Lao-Tzu – uma jornada de mil milhas começa com um simples passo.

Escrito por: Michele Godoi

Comentários do Facebook

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Resposta sirlei.. 10 de abril de 2017 em 13:22

    Impressionante, como parece simples neh????

  • Deixe uma Resposta